terça-feira, 5 de julho de 2011

A alegria ainda é a melhor coisa que existe

“... é melhor ser alegre, que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração..."

Inicio meu texto, com as sábias palavras do poeta Vinícius de Morais e seu companheiro de tantos carnavais Baden Powell.
Para ser alegre é preciso abrir o coração e se permitir olhar para dentro dele, é olhar o mundo sabendo que para chegar a conclusão de que ele é belo, primeiro tivemos que conhecer o feio e que para ser feliz, precisamos passar pela tristeza.
Hoje, resolvi, assim como Vinicius, cantar essa música uma centena de vezes, cantá-la do Oiapoque ao Chuí para enfim, mentalizar e internalizar que é muito melhor ser alegre do que ser triste. 
É fácil perceber que em certos locais, nos sentimos ora mais alegres e em outros, ora mais entristecidos, espiritualmente falando (arrisco a dizer espiritualmente porque o que vou dizer envolve energia), e esses ambientes são criados pelas pessoas que o frequentam, logo também são criados pelas energias que elas carregam. E assim como há pessoas alegres, há aquelas que não valorizam a alegria com o respeito que essa merece, talvez porque achem que existam coisas mais importantes, ou porque estão preocupadas com o próprio nó que há em seu umbigo e não se dão a oportunidade de enxergar que a vida em harmonia com o outro é muito mais fácil de ser aproveitada.
Hoje, fui obrigada a ouvir o seguinte comentário: "prefiro pessoas sérias a pessoas alegres". Quem em sã consciência moral, física e psicológica afirmaria isso com tanta clareza, como se essas fossem duas qualidades opostas que não pudessem caminhar juntas?
A meu ver ser sério significa ser correto, justo e responsável e em lugar algum eu li uma regra que diz que as pessoas sérias não podem ser alegres e vice-versa.
Quando Vinicius e Baden escreveram "O Samba da Benção", afirmaram que para se escrever um samba alegre é preciso ter conhecido a tristeza e como já afirmei lá em cima, concordo com os nossos poetas, pois a nossa vida é feita de altos e baixos e o ser humano é um ser antagônico por natureza.
Como saber se estamos certos se nunca erramos? E é partindo desse princípio que afirmo que aprendemos e assim corrigimos, da mesma forma que podemos sentir e vivenciar a tristeza, mas não ser uma pessoa triste. Uma pessoa alegre não está livre de um acontecimento triste, uma perda ou uma dificuldade, a diferença está que esta pessoa enfrenta melhor as dificuldades da vida e acabam se recuperando mais rápido, pois onde há alegria, há também o amor, a felicidade e outros tantos sentimentos que nos fortalecem.
Todos temos problemas na vida, e é bom que assim seja, pois isso é o que nos torna pessoas vivas e fortes. Com certeza, foi em um momento de dificuldade que Nietzsche afirmou: “O que não me mata, me fortalece".
Então, meus amigos, a opção é nossa, mas vale lembrar, que a opção que Vinicius e Baden nos deixaram é a melhor que existe. O segredo é ser sensível a tudo o que se faz e como se faz, respeitando o momento, o ambiente e o outro.
Quanto Beethoven escreveu sua sinfonia mais empolgante (e claro que estou falando da 9ª) tratou logo de colocar um coral cantando uma ode dedicada a quem? A ninguém menos que a Senhora Alegria! Em uma das passagens mais belas desta sinfonia, o compositor pede à alegria que ela "aproxime aqueles que as leis dos homens separam". Linda e importante reflexão.
Despeço-me do dia de hoje e da frase tão infeliz que tive que ouvir com a seguinte máxima: em um mundo onde há tantas coisas nos afastando, podemos nos unir através da alegria. Por isso, a partir de hoje, me unirei a Baden, a Vinicius, a Beethoven e a Nietzsche, e que “sigam-me os bons!”






3 comentários:

  1. Concordo em numero, genero e grau!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Alegria é a melhor coisa que existe. Com licença mas vou unir-me ao seleto grupo de personalidades colocadas em seu texto, afinal esses caras sabiam das coisas.

    ResponderExcluir
  3. VOu me unir ao grupo e ao Blekic,porque nós sabemos das coisas.(nós pque. eu também sei das coisas....)Alegria é tudo na vida!!!!!!!!

    ResponderExcluir