terça-feira, 19 de junho de 2012

Um Dia Cinza


"Têm dias em que a gente se sente, um pouco talvez menos gente, um dia daqueles sem graça, de chuva  a cair na vidraça..."
(Raul Seixas - As Profecias)

E é com os primeiros versos do grande Raul, que me inspiro no dia de hoje, afinal têm dias em que a gente acorda meio "assim", assim meio apática e alheia ao que acontece na visão de uns, ou mal humorada e sem saco para conversa na visão de outros. Mas fazer o que? Têm dias em que a gente acorda assim sem vontade de papear muito, querendo não ver muita gente, sem vontade de cantar uma canção feliz, sentindo aquela vontade imensa de emergir em si mesmo, ah e como é bom!
Tem dia em que a manhã é mais cinza, que o sol é menos quente e que a gente é mais da gente mesmo. Tem dia que não importa muito o tempo lá fora, se chove ou faz sol, se tem brisa ou calor, não importa porque a gente não vai sair de dentro da gente, nem que a vaca tussa e os anjos digam amém.
E são nesses exatamente que nos bate uma saudade imensa de lugares, de momentos, de pessoas e sentimentos. Uma saudade que veste a alma da gente como se fosse um manto e que abraça tudo o que tem aqui dentro. Às vezes a gente até chora, chora e chora um choro tão sentido, que vem de uma saudade tão profunda, tão concreta, quase palpável, que dá a impressão de que se fizermos aquela forcinha, nos teletransportaremos ao passado, mas aí a ficha cai e deixamos o passado aonde ele deve ficar, muito embora ainda se sinta o cheiro, o toque, o sentimento. E muito embora tudo esteja tão imaculadamente guardado dentro de nós, embora a gente queira tanto viver novamente, prender entre as mãos, segurar de encontro ao peito, nada volta e a gente vai se enchendo apenas das lembranças e se alimentando delas.
Têm dias em que a gente está triste, mas não uma tristeza destruidora, apenas uma "tristeza branca", do bem (sim, a tristeza é minha e eu dou o nome que eu quiser...rs...), uma tristeza que até nos embeleza porque nos aproxima de nós mesmos, nos faz ficar sozinhos em nossa companhia, nos faz remexer no que está aqui dentro, no que é medo, no que é desejo, no que é nosso, nos deixa acariciar o íntimo e a gente vê como somos belos e como esquecemos de olhar para isso.
Alguns dias chegam assim, trazendo um passado que não volta, mas que é parte de nós. Um passado que 'É' e não um passado que 'FOI', afinal nós somos o resultado daquilo que vivemos, então, embora eu não possa voltar no tempo, trazer de novo quem já partiu, viver de novo um amor acabado, sentir de novo o abraço desfeito, embora eu não tenha esse poder, eu sei que o que eu sou hoje é o resultado de tudo isso que eu vivi, e por isso tudo isso não sai de mim, ao contrário, é parte de mim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário